....................HOME..........FOTOS E VÍDEOS..........LER É PODER..........TWITTER E FACEBOOK..........A VELHA SENTADA......



domingo, 11 de dezembro de 2011

O LIMITE É O BOM SENSO



Comecei este blog em setembro de 2010 para que outros não falassem por mim usando meu nome nas redes socias. Estipulei um prazo e o fim dele chegou.


Foi um ano de experimento e descobertas. Boas e ruins. A descoberta de como essas novas mídias podem facilitar a comunicação de idéias, divulgação de projetos, provocar sorrisos saudaveis ... O lado ruim é a revelação para mim que a usava pouco, da quantidade de crueldade que a internet pode conter. Muitos se aproveitam inclusive do anonimato para difundir preconceitos, ofender injustamente pessoas e propagar mentiras. É uma pena e muitas vezes é a pratica de algum crime.

A cada post que escrevia me perguntava: Qual é o limite para aquilo que comunicarei aqui? E é claro, a resposta é a mais obvia... O limite é o bom e velho Bom senso.

Então já que estamos numa forte ferramenta de comunicação da internet vou usar um conceito da Wikipedia para essa despedida.

Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.

O bom senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo no entanto muitas vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso."

Bom senso no humor. Bom senso no opinar. Bom senso no viver.

Foi um prazer ter compartilhado esses meses com vcs por aqui.
Nos vemos.


Um video para inspirar.






8 comentários:

  1. Seu blog resumi a uma frase popular.."falou pouco,mais falou bUnito.."

    ResponderExcluir
  2. Pena! Conheci o blog só agora. Gostaria de ter postado mais coisas aqui. Vou ler tudo assim que der. Dá uma passadinha no meu!

    ResponderExcluir
  3. Como este blog aqui tem tempo fixo e determinado, vim aqui ler seus texto, pena não deu tempo de ler tudo.Mas o Que li valeu a pena. Agora pode deletar. Tchau!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto: acho que você conseguiu transmitir uma mensagem oportuna, de forma bacana e honesta.

    Bom senso é artigo raro nos dias de hoje, mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da mensagem! muito precisa neste universo da internet! Paz e bem grande Lázaro!

    ResponderExcluir
  6. Amei
    Ass: *::MillaH::*

    ResponderExcluir
  7. Prezado Lazaro,

    Tenho um filme retrô em mente, seu primeiro longa como Diretor!

    71 8652-3860
    jrodrigues267@hotmail.com
    Jefferson Rodrigues

    ResponderExcluir